A prática da Capoeira envolve o desenvolvimento de diversas habilidades, envolvendo dança, música em seus aspectos instrumental e do canto, acrobacias, jogo, artesanato e arte marcial. Criada por negros escravizados, com uma cosmovisão onde corpo e mente, teoria e prática não se separam, a Capoeira tem sido um instrumento cultural de resistência de um povo historicamente marginalizado, que luta por sua plena cidadania e reconhecimento de seu papel como cofundador da sociedade brasileira. Uma série de saberes ancestrais são transmitidos através da Capoeira, e hoje ela tem tido reconhecimento mundial pelos benefícios físicos e mentais de sua prática.
Nesta oficina, o paciente é estimulado de diversas maneiras, em diferentes aspectos como o motor, cognitivo e emocional, realizando diferentes papéis na dinâmica da roda. Lembrando que por seu aspecto lúdico, a Capoeira cria um ambiente acolhedor para a expressão do sujeito, da sua forma de mover-se, de cantar, de ser. Trata-se de uma prática onde a pessoa se liberta, em seus aspectos de identidade, ser no mundo, a partir da constante troca com o Outro, da imersão na coletividade que se expressa acolhendo as diferenças. Este movimento de acolher e libertar, é uma urgente necessidade não só para o atendimento da pessoa com deficiência, mas para a sociedade como um todo, daí seu potencial transformador e potencializador
Objetivos:
• Estimular o desenvolvimento da praxia motora fina e global;
• Desenvolver a noção de espacialidade (lateralidade e níveis de movimento);
• Incentivar a expressão e a criatividade;
• Estimular a percepção do Outro em diferentes níveis;
• Proporcionar um ambiente lúdico e acolhedor, promovendo a socialização e a criação de vínculos entre os participantes;
• Estimular o desenvolvimento da mobilidade;
• Desenvolver a flexibilidade e o tônus muscular;
• Proporcionar estímulos e ferramentas de elaboração subjetiva das vivências dos pacientes;
• Estimular a discriminação auditiva;
• Desenvolver as noções de ritmo e melodia.
Metodologia:
Exercícios de equilíbrio, alongamento e tônus muscular. Práticas de consciência e preparação corporal para prática de capoeira. Introdução e prática de técnicas para o jogo da Capoeira. Introdução à música da Capoeira através do canto e dos instrumentos. Confecção de instrumentos. Rodas e coreografias de apresentação de em atividades de celebração dentro e fora da instituição. Exibição mediada de vídeos e documentários em caráter de pesquisa. Práticas de relaxamento e concentração.
Avaliação: Avaliação através da observação da evolução da aprendizagem e interação dos pacientes; participação nas apresentações e dinâmicas e no desenvolvimento das habilidades de expressão e criatividade; autonomia na resolução de problemas, criatividade, cooperação e empatia entre os participantes.



