Pular para o conteúdo

Artesanato

O artesanato promove tanto o desenvolvimento cognitivo e motor como também oferece um campo fértil para o a promoção da autoestima, da autonomia, da criatividade e da sociabilidade. Os encontros em grupo são espaços onde objetos podem ser resinificados e reutilizados, estimulando-se os pacientes no contato e manipulação de texturas e cores. Neste sentido, a construção de objetos que poderão ser utilizados pelos participantes e seus familiares, assim como a criação e expressão artística podem tirar a pessoa com deficiência daquele lugar de inatividade e dependência a que são relegados devido a desinformação dos responsáveis e/ou preconceito da sociedade.

Objetivos:

• Estimular o desenvolvimento da praxia fina e global;

• Desenvolver a atenção e a concentração;

• Promover a estimulação sensorial, através da manipulação de diferentes materiais e objetos de variados, tamanhos, formatos, texturas e cores;

• Estimular a expressão e criatividade;

• Promover um espaço de troca de experiências de vida e visões de mundo;

• Sensibilizar os pacientes para a importância da reciclagem e do consumo consciente;

• Estimular a autonomia e a autoestima

Metodologia:

Aulas práticas com a construção de objetos a partir de materiais reciclados; customização de roupas e objetos de uso pessoal; confecção de cenários e enfeites para as celebrações; criação e construção de figurinos. As oficinas poderão acontecer também em ambientes fora da instituição, assim como em diálogo com outras oficinas, como teatro e dança por exemplo.

Avaliação:

A avaliação será feita através da disposição dos pacientes em participar das oficinas, como interagem em grupo, como manipulam os materiais, identificação das cores, manuseio do da tesoura e demais instrumentos de trabalho, autonomia na resolução de problemas, criatividade, cooperação e empatia entre os participantes.